
QUARTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2007
O Senhor que cura
Leia Lucas 18.1-8 e Gênesis 32.22-28 :
1 E CONTOU-LHES também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,2 Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.3 Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.4 E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,5 Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.6 E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz.7 E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
22 E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.23 E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.24 Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.25 E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.27 E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. • Deuteronômio 30.19
Li uma meditação do No Cenáculo que citava o ex-presidente norte-americano Adams. Próximo ao fim de sua vida , dizem que ele afirmou:"esta velha habitação pode estar caindo aos pedaços, mas John Quincy Adams, senhor, vai muito bem, obrigado!". O texto continuava dizendo que quem conhece a Deus "tem um vigor divino que desafia a biologia".
Não é incrível o modo como as palavras atravessam nosso caminho quando mais precisamos delas? Eu me recuperava de uma cirurgia quando li essas palavras. Enquanto me recuperava, Deus me lembrou das muitas vezes em que fui curada, e minhas orações, respondidas. Por exemplo, desde a infância, sofria de uma grave depressão que resultou em duas tentativas de suicídio. Após décadas implorando a Deus que me ajudasse, sentia-me como a viúva persistente e resmungona de Lucas, e como Jacó, na narrativa de Gênesis. Continuei a orar, confiar e acreditar: não desistiria até que Deus me abençoasse. Ele, finalmente, me libertou dos sentimentos destrutivos de desesperança, usando as palavras que li, e deu-me a capacidade de fazer escolhas na vida.
Deus abençoou minha fé persistente. Hoje posso ver como minhas lutas me transformaram no que sou. Que eu possa ser amanhã, por meio da graça de Deus, mais fiel.
Oração: Ó Senhor, Tu és a nossa força e a nossa vida. Nada do que enfrentamos é difícil demais para Tu curares. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia:
Deus nos dá vida e poder para vivê-la plenamente.
Ina Mitchell Gatliff (Kentucky, EUA)
Oremos pelas pessoas deprimidas.
Têxto extraído do guia devocional diário "No Cenáculo", publicado pela Editora Cedro
No comments:
Post a Comment