O bilionário mercado mundial de crédito de carbono vem permitindo que uma leva de empresas em países emergentes opere um fenômeno extraordinário -- transformar resíduos poluentes em dinheiro. A conversão se dá quando essas empresas diminuem as emissões de resíduos e obtêm créditos, pelos quais companhias de países ricos com metas de baixar níveis de poluição desembolsaram nada menos que 3 bilhões de dólares só no ano passado. Poucas corporações têm aproveitado esse novo e ainda pouco compreen dido mercado como a indústria química francesa Rhodia. A empresa é dona de dois dos cinco maiores projetos de crédito de carbono no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto do mundo.
Uma destas fábricas de ácido adípico fica em Paulínia e a Rhodia Energy inaugurou no dia 28 de junho de 2007 aquela que está em operação desde o ano passado, a UNIDADE ÍNDUSTRIAL PARA ABATIMENTO DE GÁS EFEITO ESTUFA que REDUZIRÁ A EMISSÃO DE N20(ÓXIDO NITROSO) EM APROXIMADAMENTE 20 MIL TONELADAS AO ANO, EQUIVALENTES A SEIS MILHÕES DE TONELADAS ANUAIS DE GÁS CARBÔNICO, QUANTIDADE EMITIDA POR UMA FROTA DE 1,2 MILHÃO DE CARROS. Numa cerimônia concorridíssima no Casarão da Rhodia, estiveram presentes o presidente mundial da Rhodia Energy Philippe Rosier, do vice-presidente para América Latina José Borges Matias, do presidente da Rhodia para a América Latina Marcos de Marchi, do coordenador geral de Mudanças de Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia José Miguez, do presidente da Federação das Indústrias do Estado
(Fiesp) Paulo Skaf e do prefeito Edson Moura, entre outros executivos e autoridades.
O prefeito Edson Moura aproveitou a ocasião para expressar, em nome da população de Paulínia, votos de sucesso à iniciativa da Rhodia. "Há mais de meio século o povo de Paulínia sente orgulho der ter a presença da Rhodia em nossa cidade, não só pela geração de riquezas, mas também porque é uma empresa extremamente responsável não apenas pelo meio ambiente, mas também pela vida do nosso povo", destacou Moura.
Instituto Rhodia
Ainda durante a inauguração, em que também estavam presentes representantes da comunidade, a Rhodia anunciou a criação do Instituto Rhodia, entidade para atuação em projetos sociais ligados à educação. O primeiro projeto do Instituto é o "Alquimia Jovem", que vai atender jovens de Paulínia e do distrito de Barão Geraldo. O preidente da Rhodia Energy fez também a entrega de um cheque no valor de R$ 400 mil para o Instituto Rhodia.
A secretária de Educação Lucila Pavan informou que o novo projeto social do Instituto deve atender a quarenta alunos da Rede Municipal de Ensino. "É mais um importante projeto que vem se somar a outras iniciativas do gênero que já vem sendo desenvolvidas com grande sucesso por diversas empresas instaladas no município, inclusive pela própria Rhodia, que já realiza aqui na cidade o Museu de Arte Jovem", assinalou.
Mauro Squalize, assessor de imprensa da Prefeitura de Paulínia e o famoso Cridão.
Fontes: Site Paulínia News, Acontece Paulínia, Revista Exame e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paulínia
Fotos: Castellon
No comments:
Post a Comment